Artigo Revisado por pares

Educação a distância: uma reflexão sobre a relação professor-tutor e estudante no processo de ensino e aprendizagem

2016; Centro Universitário Internacional (UNINTER); Volume: 11; Issue: 23 Linguagem: Espanhol

10.22169/intersaberes.v11i23.905

ISSN

1809-7286

Autores

Roberta Melo de Andrade Abreu, Celuta Maria Santos Vieira,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

RESUMO Este estudo objetiva analisar como a atuacao do professor-tutor pode refletir no aprendizado dos alunos de cursos de Educacao a Distância (EAD). Buscou-se por meio da pesquisa bibliografica identificar as principais referencias sobre educacao a distância em livros e artigos cientificos que fundamentaram o estudo sobre a importância do papel do professor-tutor no processo de construcao do conhecimento dos alunos que participam de cursos a distância. Observou-se nesta pesquisa e vivencia em cursos EAD que o aprendizado do aluno e muito mais significativo quando o professor-tutor apresenta competencias fundamentais para o exercicio de suas funcoes, como: conhecimentos pertinentes ao conteudo do curso; habilidade no uso de tecnologias de informatica; comunicacao oral e escrita; atitudes de flexibilidade, facilidade no relacionamento interpessoal e postura etica. Este estudo pretende agregar as demais pesquisas realizadas sobre este tema, pontos criticos com relacao a forma como o professor-tutor atua e a necessidade de seu constante aperfeicoamento para atender a um papel que ele deve desempenhar - o de mediador pedagogico do processo de ensino aprendizagem. Palavras-chave: Educacao a distância; Motivacao; Aprendizagem; Professor-tutor; Aluno. ABSTRACT This study aims to analyze how the tutor's performance can reflect on Distance Education (EAD) student learning. The authors used pertinent literature to identify the main references on distance education in scientific books and articles that supported the study on the importance of the tutor in the construction of knowledge process of the students who participate in distance learning courses. It was observed in this study, and through some experience in distance education courses, that the student learns much more significantly, when the tutor presents fundamental skills such as: relevant knowledge to the course content; efficient management of computer technologies; oral and written communication; flexibility of attitudes, master interpersonal relationships and ethics. This study intends to add, to other studies on the same theme, critical points regarding how the tutor works and the need for his/her continuous improvement to be able to play a role as a mediator in the teaching learning process. Key Words: Distance Education; Motivation; Learning; Tutor; Student. RESUMEN En este estudio se pretende analizar como las acciones del profesor-tutor pueden reflexionar sobre el aprendizaje del estudiante de los cursos de educacion a distancia (EAD). Se busco a traves de la busqueda identificar las principales referencias sobre la educacion en libros y articulos cientificos que apoyaron el estudio sobre la importancia del papel del profesor-tutor en el proceso de construccion del conocimiento de los alumnos que participan de cursos a distancia. Se observo en este estudio y en la experiencia en cursos de educacion a distancia que el aprendizaje del estudiante es mucho mas significativo cuando el profesor-tutor proporciona habilidades basicas para el ejercicio de sus funciones, tales como: conocimiento relevante para el contenido del curso; habilidad en el uso de tecnologias de ordenador; la comunicacion oral y escrita; actitudes de flexibilidad, la facilidad en las relaciones interpersonales y la postura etica. Este estudio tiene la intencion de agregar a las demas investigaciones sobre este tema, los puntos criticos con respecto a como actua el profesor-tutor y la necesidad de mejora continua para satisfacer un papel que debe desempenar - el de mediador pedagogico del proceso de ensenanza aprendizaje. PALABRAS CLAVE: Educacion a distancia; Motivacion; Aprendizaje; Profesor-tutor; Alumno. DOI: http://dx.doi.org/10.22169/revint.v11i23.905

Referência(s)
Altmetric
PlumX