A primeira república portuguesa recria o Ministério da Instrução Pública: um esforço de aproximação aos sistemas escolares europeus - The portuguese first republic brings back the Ministry of Public Instruction: an aproaching effort to the european school systems
2016; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 20; Issue: 50 Linguagem: Espanhol
ISSN
2236-3459
Autores Tópico(s)History of Education in Spain
ResumoNo presente artigo procuro perceber em que medida a existencia de um Ministerio proprio, no fundo, de uma estrutura administrativa fortemente centralizada para a gestao da escola, contribuiu nos anos subsequentes a 1913, data de reinstituicao definitiva do Ministerio da Instrucao Publica, e ate sensivelmente ao final da Primeira Republica portuguesa (1926), para a aproximacao aos sistemas escolares europeus. Num primeiro momento analiso os projetos-leis discutidos na Câmara de Deputados e no Senado a respeito da mencionada reinstituicao. Posteriormente identifico algumas estrategias e medidas adotadas na esfera do Ministerio da Instrucao Publica, designadamente as que visavam a renovar o sistema educativo portugues no sentido de o tornar comparavel ao de alguns paises europeus. Concluo que, nesse periodo historico, marcado por grande instabilidade politica, a existencia de um orgao central de coordenacao do sistema educativo nao se traduziu em maior capacidade para desenvolver de forma coerente dinâmicas inovadoras. Palavras-chave: Ministerio da Instrucao Publica, Portugal, Primeira Republica Portuguesa, viagens pedagogicas. THE PORTUGUESE FIRST REPUBLIC BRINGS BACK THE MINISTRY OF PUBLIC INSTRUCTION: AN APROACHING EFFORT TO THE EUROPEAN SCHOOL SYSTEMS Abstract The aim of this article is to understand how, the existence of a separate ministry, that is, a highly centralized administrative structure for the school management, contributed in the years after 1913, date of final reinstitution of the Ministry of Public Instruction, nearly to the end of the First Portuguese Republic (1926), for the approach to European school systems. At first, I analyse the project-laws discussed in the Chamber of Deputies and the Senate of the above mentioned reinstatement. Later, I analyse some strategies or measures adopted in the sphere of the Ministry of Public Instruction, those that aimed reviving the Portuguese education system in order to make it similar to some European countries. I conclude that, in this historical period marked by great political instability, the existence of a central structure to coordinate the education system has not translated into greater capacity to develop consistently innovative dynamics. Key-words: Ministry of Public Education, Portugal, First Portuguese Republic, pedagogical trips. LA PRIMERA REPUBLICA PORTUGUESA RECREA EL MINISTERIO DE INSTRUCCION PUBLICA: UN ESFUERZO DE APROXIMACION A LOS SISTEMAS ESCOLARES EUROPEOS Resumen En este articulo intento comprender en que medida la existencia de un ministerio propio, en realidad, de una estructura administrativa fuertemente centralizada para la gestion de la escuela, contribuyo en los anos siguientes a 1913, fecha de la reinstitucion definitiva del Ministerio de Instruccion Publica, y casi hasta el final de la Primera Republica Portuguesa (1926), a la aproximacion a los sistemas escolares europeos. En un primer momento, analizo los proyectos de ley sobre la mencionada re institucion, discutidos en el Congreso de los Diputados y en el Senado. Posteriormente identifico algunas estrategias o medidas adoptadas por el Ministerio de Instruccion Publica, especialmente las que pretenden renovar el sistema educativo portugues para que pueda ser comparable al sistema de algunos paises europeos. Concluyo que, en ese periodo de la historia, caracterizado por una gran inestabilidad politica, la existencia de un organo central de coordinacion del sistema educativo no se tradujo en una mayor capacidad para desarrollar de manera coherente dinamicas innovadoras. Palabras-clave: Ministerio de Instruccion Publica, Portugal, Primera Republica Portuguesa, viajes pedagogicos. LA PREMIERE REPUBLIQUE PORTUGAISE RECREEE LE MINISTERE DE L’INSTRUCTION PUBLIQUE : UN EFFORT D’APPROXIMATION AUX SYSTEMES SCOLAIRES EUROPEENNES Resume Dans cet article, je cherche a comprendre dans quelle mesure l'existence d'un ministere distinct, ca veut dire, une structure administrative tres centralisee pour la gestion de l'ecole a contribue dans les annees apres 1913, la date finale du retablissement du Ministere de l'Instruction Publique, et tout pres de la fin de la Premiere Republique portugaise (1926), pour l'approche aux systemes scolaires europeens. Dans un premier moment, j’analyse les projets-lois discutees dans la Chambre des Deputes et dans le Senat, concernant la reintegration mentionne ci-dessus. Apres, j’analyse des strategies et mesures adoptees dans le domaine du Ministere de l'Instruction Publique, particulierement celles visant a relancer le systeme educatif portugais afin de le rendre comparable a certains pays europeens. Je conclus que, dans cette periode historique marquee par une grande instabilite politique, l'existence d'un organisme central de coordination du systeme educatif ne s'est pas traduite dans une plus grande capacite a developper des dynamiques innovatrices, d’une facon consistent. Mots-cle: Ministere de l'Instruction Publique, Portugal, Premiere Republique portugaise, voyages pedagogiques. Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:Tabela normal; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-parent:; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:Arial,sans-serif;} Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:Tabela normal; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-parent:; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:Arial,sans-serif;} Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:Tabela normal; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-parent:; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:Calibri,sans-serif; mso-bidi-font-family:Times New Roman;}
Referência(s)