Temores do Amanhã: problematizando a memória em sala de aula

2013; Volume: 2; Issue: 6 Linguagem: Português

ISSN

2238-0620

Autores

Mário Marcello Neto, Suélen Resende Noguez,

Tópico(s)

Memory, Trauma, and Testimony

Resumo

Hayden White diz que alguns eventos atingiram um grau tao grande de perplexidade por parte de quem os presenciou que a memoria coletiva que formou-se em torno destes e muito delicada de se tratar. Estes eventos modernistas deixaram cicatrizes na humanidade, lancando uma sombra de medo sobre o futuro das sociedades como as conhecemos. Esse temor e representado de maneiras diferentes na midia, criando varios universos, em sua maioria distopicos que representam sociedades em um cenario pos-apocaliptico. Tais eventos podem e devem ser problematizados em sala de aula, numa tentativa de analisa-los, para que se reflita os caminhos historicos que levaram a eles e as consequencias e traumas deixados. Este trabalho discute uma atividade que busca problematizar o conceito de Memoria junto aos alunos. Atraves de uma oficina chamada “Temores do amanha”, desenvolvida junto ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciacao a Docencia (PIBID II – Humanidades/UFPel) , buscou-se atraves do desenho animado Gen - Pes Descalcos (1983) e o primeiro episodio da animacao Liga da Justica (2001) discutir os elementos que constituem esta memoria e o temor de que tais acontecimentos se repitam, problematizando aquilo que foi colocado pelos autores e tambem aquilo que se tornou parte do Esquecimento (RICOEUR, 2010).

Referência(s)