Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Revisão textual-interativa: aspectos teórico-metodológicos

2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 10; Issue: 3 Linguagem: Português

10.14393/dl23-v10n3a2016-13

ISSN

1980-5799

Autores

Renilson José Menegassi, Denise Moreira Gasparotto,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Neste estudo, discutimos acerca do trabalho docente de revisão de textos, enfocando a abordagem textual-interativa de revisão, proposta por Ruiz (2010). Dada a pertinência e a abrangência da proposta dessa autora, apresentamos alternativas metodológicas de trabalho em situação de ensino, isto é, apresentamos e analisamos estratégias específicas de revisão textual-interativa: apontamento, questionamento e comentário, considerando-as como diferenciadas. Cientes da demanda de estudos voltados ao professor sobre o trabalho com a escrita em sala de aula, objetivamos oferecer subsídios metodológicos que colaborem e orientem a prática docente na revisão e reescrita de textos. A análise apontou a efetividade das propostas apresentadas ao se considerar aspectos do contexto imediato e mais amplo, como: objetivo da revisão, gênero discursivo produzido, aspecto do gênero enfocado e nível de escolaridade do aluno.

Referência(s)