Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O Poder do Passado: A Utilização da Memória Organizacional na Construção da Identidade de Clubes de Futebol

2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português

10.21446/scg_ufrj.v11i2.13380

ISSN

1982-7342

Autores

Alex Lopes Granja, João Manuel Casquinha Malaia Santos,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

A memória é um importante ativo estratégico e tem sido utilizada gradualmente e indiretamente nos clubes de futebol. Por estes papéis que desempenha e pelo potencial presente e futuro da utilização da memória nos clubes de futebol é que o objetivo deste estudo é o de identificar como a memória organizacional pode ser utilizada na construção da identidade dos clubes de futebol. Como referências teóricas foram apresentadas as conceituações de memória organizacional, identidade organizacional, invenção de tradição e nostalgia para entender como a memória pode ser utilizada pelos departamentos de marketing dos clubes de futebol. Apresentam-se, também, as considerações sobre o marketing pós-moderno e o retro marketing que são as teorias em marketing que, essencialmente, utilizam a memória. A metodologia adotada foi à qualitativa exploratória com pesquisa bibliográfica e entrevistas em profundidade com os consumidores dos quatro clubes de maior torcida do estado de São Paulo. Para analisar os dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Os resultados apresentados neste estudo mostram a articulação entre a memória organizacional e a identidade organizacional, auxiliando no direcionamento das ações de marketing que estejam amparadas em aspectos do passado para que atendam, adequadamente, os anseios de seus consumidores e que sirvam para identificar o que do passado e como o passado deve ser enaltecido.

Referência(s)