
L. S. Vigotski e o ensino de arte: "A educação estética" (1926) e as escolas de arte na Rússia 1917-1930
2016; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 27; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/1980-6248-2014-0124
ISSN1980-6248
AutoresLuana Maribele Wedekin, Andréa Vieira Zanella,
Tópico(s)Arts and Performance Studies
ResumoResumo Problematizam-se, neste artigo, as relações entre "A educação estética" (1926), de Lev S. Vigotski, e o contexto de reestruturação da educação e do ensino das artes após a Revolução Russa de outubro de 1917. Trata-se de pesquisa bibliográfica que operou um diálogo entre Vigotski e os historiadores que estudaram as escolas de arte anteriores e posteriores à Revolução de 1917. Orientaram as análises as seguintes questões: as ideias de Vigotski sobre estética estavam em consonância com as práticas estabelecidas nessas novas instituições? Como essas ideias se relacionavam com as políticas para o ensino de arte no período? Constatou-se que "A educação estética" foi forjada na experiência prática de Vigotski em diálogo com a arte e a ciência de sua época, pautada em pensamento independente dos encaminhamentos oficiais, mas cuja qualidade das reflexões e dos princípios garante a atualidade e a potência da obra para pensar o ensino de arte hoje.
Referência(s)