
Ler levantando a cabeça: caminhos e descaminhos da leitura literária na educação básica
2014; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 34; Issue: 2 Linguagem: Português
10.20396/remate.v34i2.8635854
ISSN2316-5758
Autores Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO presente artigo, escrito por ocasião do I Colóquio de Literatura e Ensino, realizado em 2012 na UNICAMP, foi revisto e ampliado, buscando aprofundar dois pontos importantes: as relações entre o ensino de literatura e os documentos oficiais que têm norteado os rumos da área de Língua Portuguesa, dos anos 1950 até 2004, e também as questões em jogo na interação entre leitor, texto e professor proporcionada pela escola. Com base na observação do cotidiano escolar, e de seus materiais de apoio didático, a autora destaca uma série de ações docentes que podem contribuir ou não para a formação do sujeito leitor. Parte, para tanto, do estudo de documentos oficiais que dão visibilidade às concepções teóricas vigentes em diferentes períodos da educação brasileira, concretizadas nas propostas de livros e materiais didáticos, não raras vezes únicas fontes de referência do professor para as aulas de literatura. Apresenta ainda discussões e propostas para a formação do sujeito leitor aplicáveis à sala de aula.
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