Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A PRODUÇÃO DOS SABERES: EM BUSCA DO FIO DA MEADA

2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 19; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5216/rpp.v19i2.38076

ISSN

1980-6183

Autores

Ayra Lovisi Oliveira, Ludmila Mourão, Dinah Vasconcellos Terra, Kalyla Maroun,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

O objetivo foi compreender como são produzidos os saberes docentes de professores de educação física considerando a influência da história de vida. Coleta dos dados: duas escolas públicas de ensino fundamental de Juiz de Fora-MG. Dois docentes foram acompanhados em suas aulas e foi realizada uma entrevista centrada em suas histórias. A reconstrução da biografia dos docentes evidenciou que a escolha de sua profissão está atrelada às histórias familiares e/ou sociais. A análise da prática profissional revelou que as intencionalidades dos professores estão ligadas ao desenvolvimento do prazer, da autonomia e da formação crítica dos alunos e que os entraves da prática docente estão relacionados aos espaços, materiais, acúmulo de funções, indisciplina, turmas cheias e baixos salários.

Referência(s)
Altmetric
PlumX