
PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A PRODUÇÃO DOS SABERES: EM BUSCA DO FIO DA MEADA
2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 19; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5216/rpp.v19i2.38076
ISSN1980-6183
AutoresAyra Lovisi Oliveira, Ludmila Mourão, Dinah Vasconcellos Terra, Kalyla Maroun,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoO objetivo foi compreender como são produzidos os saberes docentes de professores de educação física considerando a influência da história de vida. Coleta dos dados: duas escolas públicas de ensino fundamental de Juiz de Fora-MG. Dois docentes foram acompanhados em suas aulas e foi realizada uma entrevista centrada em suas histórias. A reconstrução da biografia dos docentes evidenciou que a escolha de sua profissão está atrelada às histórias familiares e/ou sociais. A análise da prática profissional revelou que as intencionalidades dos professores estão ligadas ao desenvolvimento do prazer, da autonomia e da formação crítica dos alunos e que os entraves da prática docente estão relacionados aos espaços, materiais, acúmulo de funções, indisciplina, turmas cheias e baixos salários.
Referência(s)