O gênio e as novas formas de representação cinematográfica do sujeito de conhecimento
2016; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA; Volume: 9; Issue: 17 Linguagem: Português
10.5433/1984-3356.2016v9n17p157
ISSN1984-3356
AutoresFábio de Godoy Del Picchia Zanoni,
Tópico(s)Literature, Culture, and Criticism
ResumoObjetivando problematizar as novas formas de representação cinematográfica do gênio, o presente artigo, amparado no legado teórico-metodóligoco de Michel Foucault, interpela os efeitos, em operação na contemporaneidade, da circulação social de novas figuras do sujeito de conhecimento, salientando, desta feita, os pressupostos silenciosos que tendem a informar o modo pelo qual os espectadores podem e devem imaginar a si e aos outros como sujeitos capazes de produção de modalidades de saber-fazer específicas. Para tanto, o presente artigo apoia-se em uma plataforma empírica que conta com quatro filmes: Meu pé esquerdo (1989), Gênio Indomável (1997), Billy Elliot (2000) e Encontrando Forrester (2000).
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