
A Feminização da Docência na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Imperatriz: Uma Discussão Panorâmica
2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO; Volume: 2; Issue: 5 Linguagem: Português
10.18766/2446-6549/interespaco.v2n5p490-513
ISSN2446-6549
Autores Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoRESUMO Baseado no paradigma de que a Educacao Infantil e o universo onde o trabalho com criancas de 0 a 5 anos de idade e exercido, em sua maioria por mulheres, o presente artigo investigou quais elementos favorecem a feminizacao da docencia na educacao infantil da rede publica de Imperatriz/MA. Realizamos uma pesquisa empirica analitica e utilizamos como instrumento de producao de dados um questionario estruturado distribuido para 417 docentes da educacao infantil da rede. Os resultados desta pesquisa revelam que o corpo docente que compoe as escolas da educacao infantil de Imperatriz e majoritariamente feminino. Fenomeno que foi se constituindo a partir de criterios que ainda sao reforcados pelas proprias professoras da rede e tambem pelos pais e maes das criancas. Os professores homens causam um estranhamento; a escola e as professoras dizem aceitar, mas na pratica ha rejeicao. Palavras-chave: Educacao Infantil; Relacoes de Genero; Feminizacao da Docencia em Imperatriz/MA. FEMINIZACAO OF THE TEACHING IN THE INFANTILE EDUCATION OF THE MUNICIPAL NET OF TEACHING OF IMPERATRIZ: a panoramic discussion ABSTRACT Based on the paradigm that the Infantile Education is the universe where the work with children from 0 to 5 years of age is exercised, in his/her majority for women, the present article investigated which elements favor the feminizacao of the teaching in the infantile education of Imperatriz/MA public net. We accomplished an analytical empiric research and we used as instrument of production of data a structured questionnaire distributed for 417 educational of the infantile education of the net. The results of this research reveal that the faculty that you/they compose the schools of Imperatriz infantile education is for the most part feminine Phenomenon that was if constituting starting from criteria that are still reinforced by the own teachers of the net and also for the parents and the children's mothers. The teachers men cause an inconvenience; the school and the teachers say to accept, but in practice there is rejection. Keywords: Infantile Education; Relationships of Gender; Feminization of the Teachingin in Imperatriz/MA. FEMINIZACAO DE LA ENSENANZA EN LA EDUCACION INFANTIL DE LA RED MUNICIPAL DE LA ENSENANZA DE EMPERATRIZ: una discusion panoramica RESUMEN Basado sobre el paradigma de que el universo donde el trabajo con ninos de 0 a 5 anos de edad es exercised, en su mayoria por las mujeres, esto articulo investigo que elementos favorece la preponderancia de las mujeres en la ensenanza en la educacion infantil de la rede publica de Imperatriz/MA. Logramos una investigacion empirica analitica y usamos como instrumento de la produccion de los datos un cuestionario estructurado distribuyo por 417 maestros de la educacion infantil de la red. Los resultados de esta investigacion revelan eso el cuerpo docente que componen las escuelas de la educacion infantil de Imperatriz es mas en parte femenino. El fenomeno eso que fuera se constituyendo empezar de los criterios que, todavia son reforzados por las profesoras de la red y tambien por los padres y las madres de los ninos. Los profesores hombres causan un incomodo; la escuela y las profesoras ordenan aceptar, pero en la practica hay rechazo. Palabra-clave: Educacion Infantil; Relaciones del Genero; Feminizacao de la Ensenanza en Imperatriz/MA.
Referência(s)