Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Síndrome de Burnout em professores universitários

2016; Volume: 27; Issue: 2 Linguagem: Português

10.11606/issn.2238-6149.v27i2p180-189

ISSN

2238-6149

Autores

Lilian Dias Bernardo Massa, Talita Silvério de Souza Silva, Isabela Sebastian Vieira Barbosa Sá, Bárbara Costa de Sá Barreto, Pedro Henrique Tavares Queiroz de Almeida, Tatiana Barcelos Pontes,

Tópico(s)

Stress and Burnout Research

Resumo

O estudo investigou os sinais indicativos da Síndrome de Burnout professores de ensino superior, bem como as estratégias de enfrentamento utilizadas para manter-se na atividade laboral. Participaram 49 professores. Foi aplicada a Escala de Caracterização de Burnout e um questionário para obtenção dos dados demográficos e identificação das estratégias de enfrentamento. Os dados foram analisados e apresentados em estatísticas descritas e a regressão logística foi usada para verificar a associação entre as variáveis demográficas e Burnout. Os resultados apontam que cerca de um quarto dos participantes apresentou sintomas compatíveis com a Síndrome de Burnout. A desumanização foi o item com maiorpercentual de alto nível, reportada por 30,6% dos professores. Tendo em vista o caráter multifatorial da síndrome de Burnout, é importante compreender os fatores laborais e psicossociais que podem estar associados ao adoecimento, pois isso pode contribuir para a inserção dos docentes em intervenções voltadas para o bem-estar e qualidade de vida no trabalho.

Referência(s)