Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Mobilidade digital e formação docente: um levantamento analítico dos GT da ANPEd

2016; Centro Universitário Internacional (UNINTER); Volume: 11; Issue: 23 Linguagem: Espanhol

10.22169/intersaberes.v11i23.994

ISSN

1809-7286

Autores

Keite Silva de Melo, Thainá França Oliveira,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

RESUMO Numa sociedade cada vez mais conectada e informatizada e essencial que a formacao inicial do docente inclua as possibilidades, facilidades e desafios que as Tecnologias Digitais da Informacao e Comunicacao propiciam. Nesse trabalho, apresentamos uma pesquisa bibliografica realizada atraves de um levantamento de artigos publicados nos ultimos cinco anos pelos Grupos de Trabalho (GT) da Associacao Nacional de Pos-Graduacao e Pesquisa em Educacao (ANPEd). Buscamos verificar nesses estudos relacionados as Tecnologias Digitais da Informacao e Comunicacao TDIC como tem sido abordada a relacao entre a formacao docente e a mobilidade digital. Analisamos para isso, trinta e dois trabalhos apresentados nas Reunioes Nacionais da ANPEd em diversos GT que direta ou indiretamente, tratavam do tema. Consideramos que as pesquisas em andamento e concluidas sao um termometro da atencao mobilizada pelos Programas de Pos-graduacao e, portanto, dos pesquisadores da Educacao, para a necessaria relacao entre formacao inicial do docente e mobilidade digital. Com a analise dos dados foi possivel verificar que o dialogo sobre a potencialidade que os dispositivos portateis possuem no contexto educacional e escasso, apesar da grande popularidade dessas midias. Os docentes precisam de uma formacao plena e que valorize sua importância na sociedade, como sujeitos produtores de cultura e potenciais autores emancipados na cultura digital. A mobilidade digital e os dispositivos portateis fazem parte da cultura e compoem o cotidiano da maioria da populacao, apresentando-se como campo fecundo de analise por parte de pesquisadores da educacao e formadores nas diversas Licenciaturas. Palavras-chave: Formacao inicial de professores; Mobilidade digital; TDIC na educacao. ABSTRACT In an increasingly connected and computerized society, it is essential that the early teacher training includes the possibilities, facilities and challenges that the Digital Information and Communication Technology provide. The authors of the following study present a bibliographical research that was done through the survey of various articles published in the past five years by the Brazilian Graduate and Education research National Association (ANPEd) Work Groups (WG). The authors tried to verify, through some studies related to Communication and Information Digital Technologies (TDIC), how the relationship between teacher training and digital mobility has been approached. They analyzed thirty-two studies presented by several Work Groups at ANPEd National Meetings that directly or indirectly were related to the topic. They consider that the ongoing and the concluded studies show how often Graduate Programs, and therefore Education researchers, focus on the relationship between teacher early training and digital mobility. Through the data analysis, it was possible to perceive the potential connection that portable devices have within education despite their popularity. Teachers need a full formation that value their importance within the society as professionals who produce culture and are possible independent digital culture authors. Digital mobility and portable devices are present in day-by-day life of most people, which can be broadly studied by education researchers and teachers within several majors. Keywords: Early teacher training; Digital mobility; TDIC in education RESUMEN En una sociedad cada vez mas conectado e informatizado es esencial que la ensenanza de la formacion inicial incluye las posibilidades, las instalaciones y los desafios que la informacion y comunicacion digital tecnologias proporcionan. En este trabajo, presentamos una busqueda bibliografica llevada a cabo a traves de una encuesta de articulos publicados en los ultimos cinco anos por los Grupos de Trabajo (GT) de la Associacao Nacional de Pos-Graduacao e Pesquisa em Educacao (ANPEd). Buscamos para verificar estos estudios relacionados con TDIC como se ha abordado la relacion entre la formacion del profesorado y la movilidad digital. Analizadas para este, treinta y dos trabajos presentados en la Reunion Nacional de ANPEd en varios GT que abordan directa o indirectamente el tema. Creemos que la investigacion en curso y completado es un termometro de atencion movilizado por los programas de postgrado y por lo tanto, los investigadores de Educacion, por la necesaria relacion entre la formacion inicial de los profesores y la movilidad digital. Con el analisis de los datos se verifico que el dialogo sobre el potencial que tienen los dispositivos moviles en el contexto educativo es escasa, a pesar de la gran popularidad de estos medios. Los profesores necesitan una formacion completa y que valora su importancia en la sociedad como sujetos productores de la cultura y los posibles autores emancipados en la cultura digital. Los dispositivos moviles y portatiles digitales son parte de la cultura y conforman la vida cotidiana de la mayoria de la poblacion, presentando analisis de campo que lleva fruto a los investigadores de la educacion y de los formadores en los diferentes grados. Palabras clave : La formacion inicial del profesorado; la movilidad digital; Educacion TDIC

Referência(s)
Altmetric
PlumX