RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA INFÂNCIA: A ESCOLA COMO ESPAÇO DE (DES) CONSTRUÇÃO DAS DIFERENÇAS
2014; UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2177-6059
AutoresRosânia Maria Silvano Bittencourt,
Tópico(s)Youth, Politics, and Society
Resumo*Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar “Menino Maluquinho, o filme”. Propos-se a compreender o olhar das criancas sobre as relacoes de genero e sexualidade. Esta pesquisa foi organizada a partir de um grupo focal com oito criancas, sendo a faixa etaria entre oito e nove anos, em uma abordagem qualitativa. Nessa analise, percebeu-se que a relacao das criancas com os adultos acontece em uma convivencia relacional ao mesmo tempo em que paradoxal, pois os mesmos adultos que as protegem tambem as reprimem. Os sujeitos desta pesquisa demonstraram a possibilidade de transgressao as regras sociais impostas. Percebeu-se tambem que os atributos masculinos e femininos, socialmente considerados, nao sao tao fixos como aprendemos. Palavras-chave: Escola. Infância. Genero. Sexualidade. Educacao.
Referência(s)