Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

“ELE ME DEIXAVA ESPECIAL”: AMIGOS IMAGINÁRIOS, SUAS FUNÇÕES E ATITUDES PARENTAIS

2016; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 21; Issue: 1 Linguagem: Português

10.4025/psicolestud.v21i1.29924

ISSN

1807-0329

Autores

Natália Benincasa Velludo, Débora de Hollanda Souza,

Tópico(s)

Child and Adolescent Psychosocial and Emotional Development

Resumo

Os amigos imaginários são uma forma elaborada de faz de conta, tão presentes no cotidiano de seus criadores que eles podem, inclusive, assumir a função de companhia. As características dessas criações de fantasia, assim como as suas possíveis funções, foram investigadas em uma amostra de 18 crianças entre seis e sete anos (M = 85 meses, DP = 4,82; variação = 76 – 94 meses; 10 meninas e 8 meninos) que possuíam amigos imaginários. Essas crianças foram participantes de um estudo mais abrangente que comparou o desenvolvimento sociocognitivo e da linguagem de crianças com (n = 18) e sem amigos imaginários (n = 22). A fim de investigar as atitudes parentais em relação ao fenômeno, os responsáveis pelos participantes (de ambos os grupos) do primeiro estudo foram convidados a participar, sendo que 11 (10 mães e 1 avó) aceitaram o convite. As características reportadas dos amigos imaginários foram diversas (i.e., aparência física, tipo, idade, há quanto tempo são amigos) e as suas funções estavam associadas a diferentes necessidades, como companhia, diversão ou conforto emocional. Embora a maioria dos responsáveis tenha associado o fenômeno ao exercício da imaginação, alguns acreditavam que a experiência poderia representar problemas, como, por exemplo, a perda de contato com a realidade, ou a influência de entidades maléficas. Os achados da presente pesquisa são consistentes com os estudos internacionais. Espera-se que esses resultados possam contribuir para o avanço dessa linha de investigação no país.

Referência(s)