Fracasso escolar: Limites à cidadania
2016; Anderson Bruno Anacleto de Andrade; Volume: 5; Issue: 4 Linguagem: Português
10.18378/rebes.v5i4.4117
ISSN2358-2391
AutoresHélia Luiza Bezerra da Rocha, José Ozildo dos Santos,
Tópico(s)Social and Political Issues
ResumoSabe-se que o fracasso escolar nao e um problema recente, surgiu a partir do seculo XIX, com o advento da obrigatoriedade do ensino, tornando-se causa de muita preocupacao nas instituicoes escolares. As causas do fracasso podem se manifestar tanto no ambiente escolar (interescolar), como fora da escola (extraescolar). Para se compreender o fenomeno do fracasso escolar necessita-se ter uma visao de todas as dificuldades e problemas existentes de forma oculta nesse processo e que so um detalhamento do conjunto, e que trara parâmetros que propiciara um bom entendimento do assunto em questao. Sabe-se da relevância da participacao ativa da familia na vida de uma crianca, por ser o primeiro grupo social que a crianca participa. Contemporaneamente, a escola assume a funcao social de formar para o exercicio da cidadania. Mesmo as instituicoes buscando sempre oferecer um ensino que desenvolva no aluno sua intelectualidade, ainda tem muito a se rever quanto a sistematizacao de suas estruturas pedagogicas. As formas como os professores se comportam diante de uma situacao de fracasso e preocupante, considerando que a sala de aula apresenta-se como um ambiente favoravel na construcao de uma relacao de interacao entre professor aluno. A escolaridade e o ponto de partida para que o futuro cidadao possa usufruir de todos os seus direitos e deveres, como tambem, ter uma formacao consciente de como ser ativo na sociedade, evitando assim a exclusao. Palavras-chave : Fracasso escolar. Pratica Educativa. Cidadania.
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