Artigo Acesso aberto Produção Nacional

CONTRIBUIÇÕES DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO NO CONTEXTO ESCOLAR

2019; Volume: 6; Issue: 02 Linguagem: Português

10.36524/dect.v6i02.159

ISSN

2236-2150

Autores

Aline Diesel, Eniz Conceição Oliveira, José Cláudio Del Pino, Diorge Jônatas Marmit,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este artigo, que parte de uma revisão bibliográfica, trata do enfoque curricular em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), o que significa trabalhar conteúdos que preparem o aluno para ser um cidadão crítico, capaz de compreender os problemas da sociedade, sabendo agir sobre eles. O objetivo desse trabalho foi evidenciar as contribuições da disciplina Língua Portuguesa no contexto de uma abordagem em CTS. Além disso, é apresentada uma proposição de atividade didática criada a partir da obra “O menino do dedo verde”, de Maurice Druon, que instigam os alunos a interferirem na realidade local, promovendo melhorias. Foram utilizados os pressupostos teóricos de Santos (2007), Del Pino e Frizon (2011) e Antunes (2009), entre outros. Como resultado principal, averiguou-se que a disciplina Língua Portuguesa pode contribuir significativamente nesse processo quando tem seu trabalho voltado em favor da leitura.

Referência(s)