
PRODUÇÃO E AVALIAÇÃO DO JOGO DIDÁTICO “TAPA ZOO” COMO FERRAMENTA PARA O ESTUDO DE ZOOLOGIA POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR
2016; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 4; Linguagem: Português
10.15628/holos.2016.4100
ISSN1807-1600
AutoresJean Carlos Miranda, Gláucia Ribeiro Gonzaga, Rosa Costa,
Tópico(s)Animal and Plant Science Education
ResumoA busca por novas ferramentas no processo de ensino como alternativas dinâmicas de facilitação da compreensão de conteúdos relacionados a Ciências tem aumentado com o passar dos anos. O jogo didático pode ser considerado um instrumento de grande valia para este processo, uma vez que, além dos benefícios didáticos, ele proporciona o crescimento pessoal e intelectual dos discentes e fortalece as relações interpessoais dos mesmos. No presente trabalho, objetivou-se apresentar e analisar o jogo didático “Tapa Zoo”, que aborda a Zoologia como tema central. O trabalho foi realizado com duas turmas de sétimo ano do Ensino Fundamental Regular e com o docente responsável pelas aulas de Ciências destas turmas de uma escola municipal localizada em Santo Antônio de Pádua/RJ. O jogo didático elaborado fez uso de material de baixo custo e fácil aquisição e aborda características de classificação de espécies. Tendo em consideração que o conteúdo de Zoologia é deveras extenso, o que desmotiva os alunos no estudo desta área, o jogo didático foi de grande importância para despertar o interesse dos discentes e auxiliar no processo de ensino-aprendizagem.
Referência(s)