
Aprendizagem matemática no contexto educacional ribeirinho: a análise de registros de representação semiótica em atividade de modelagem matemática
2016; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira; Volume: 97; Issue: 246 Linguagem: Português
10.1590/s2176-6681/364114040
ISSN2176-6681
AutoresTássia Cristina da Silva Pinheiro, Fábio José da Costa Alves, Maria do Perpétuo Socorro Cardoso da Silva,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoResumo: Apresenta análise cognitiva dos registros de representação semiótica produzidos pelos alunos investigados durante atividade de modelagem, abordando a temática do manejo sustentável do açaí - devido ao fato de a cultura desse fruto ser prática predominante na região -, com o objetivo de identificar as dificuldades na aprendizagem de função polinomial do 1º grau. Nas análises realizadas, procurou-se conhecer também a compreensão crítico-social dos alunos diante de sua realidade. A pesquisa abrangeu 24 alunos do 1º ano do ensino médio modular de uma escola pública de comunidade ribeirinha de Muaná-Marajó-Pará. Verificamos como a realidade em que o aluno está inserido influencia positivamente seu aprendizado quando é realizado um trabalho que resgata seus saberes, tornando-o mais participativo e empenhado nas atividades que lhe são propostas.
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