
Monitoramento e avaliação dos planos de educação: breves contribuições
2016; Associação Nacional de Política e Administração da Educação; Volume: 32; Issue: 2 Linguagem: Português
10.21573/vol32n22016.67198
ISSN2447-4193
AutoresLuiz Fernandes Dourado, Geraldo Grossi, Roberval Angelo Furtado,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoO presente artigo visa a situar a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE) por meio da Lei n. 13.005/2014 e dos planos decenais correspondentes elaborados pelos entes federados (estados, Distrito Federal e municípios), com ênfase nas questões atinentes ao monitoramento e avaliação dos planos. Parte-se do pressuposto analítico de que os processos de proposição e materialização de planos de educação são complexos e, portanto, não se efetivam de maneira linear, requerendo condições objetivas e políticas direcionadas ao efetivo cumprimento das metas e estratégias. Nesse contexto, no presente artigo, destaca-se que o planejamento, a proposição de políticas e a produção de indicadores se articulam ao processo de monitoramento e avaliação do plano entendido como epicentro das políticas educacionais.
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