Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

RAZÕES E INFLUÊNCIAS PARA A EVASÃO UNIVERSITÁRIA: UM ESTUDO COM ESTUDANTES INGRESSANTES NOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS FEDERAIS DA REGIÃO SUDESTE

2016; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português

10.14392/asaa.2016090202

ISSN

1983-8611

Autores

Jacqueline Veneroso Alves da Cunha, Eduardo Mendes Nascimento, Samuel de Oliveira Durso,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

A evasao universitaria e um problema que cerca as Instituicoes de Ensino Superior, tanto publicas quanto privadas. O abandono do curso gera desperdicios financeiros, sociais e academicos. Nesse contexto, verifica-se uma intensificacao dos estudos sobre evasao no ensino superior nas ultimas decadas, apesar de poucos na area contabil, o que evidencia a necessidade de se estudar esse contexto. Assim, o objetivo desta pesquisa e buscar evidencias que permitam identificar as variaveis que poderiam determinar a evasao de estudantes do curso de Ciencias Contabeis em IES publicas no seu primeiro ano de graduacao. Adicionalmente, buscou-se analisar as caracteristicas socioeconomicas desses estudantes e as possiveis influencias que os fizeram optarem pelo curso. Aplicou-se um questionario a 348 estudantes, ingressantes no ano de 2013, em 6 universidades federais da regiao sudeste do Brasil. Percebeu-se, que de modo geral, os estudantes nao parecem estar propensos a abandonar o curso, pois dos 20 fatores apresentados como capazes de influencia-los na decisao de abandono do curso nenhum obteve media maior que 3,3 (as notas poderiam variar entre 0 e 10). Esse resultado pode indicar que os estudantes ingressaram significativamente entusiasmados com o curso, apesar de haver indicios de que a escolha do curso nao foi um processo bem orientado. Exatamente por essa razao, a frustracao que o estudante poderia ter ao perceber suas expectativas frustradas o faria se sentir desmotivado, o que poderia influencia-los a abandonar o curso no futuro. Portanto, a conviccao de uma escolha, e o entusiasmo resultante, nao significa que o individuo mostrara as atitudes e habilidades que concretizarao suas pretensoes profissionais e, diante dos obstaculos que colocarao a prova esta certeza e a forca do seu comprometimento poderao ruir e resultar em evasao.

Referência(s)