
Entre a natureza ‘natural’ e a natureza ‘sonhada’: a propaganda de condomínios nas margens da represa Capivara, Rio Paranapanema, PR
2016; UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO; Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5335/hdtv.16n.1.6260
ISSN2238-8885
Autores Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoNo final do século XX, na represa Capivara, Rio Paranapanema, divisa dos estados de São Paulo e Paraná, emergiu um novo processo de incorporação das margens do lago por meio de chácaras, como casas secundárias. Alguns desses empreendimentos imobiliários utilizam-se de diversas estratégias de publicidade, como a impressão de fôlderes coloridos para a divulgação do empreendimento. Neste trabalho, pretende-se analisar um fôlder de um condomínio lançado no início dos anos 2000, seguindo duas perspectivas principais: a primeira considera as relações entre a sociedade de consumo, o chamado marketing verde e a era da ecologia; e a segunda investiga quais significados de natureza aparecem representados nesse fôlder. Neste texto investiga-se a ideia de natureza teria sido transformada em um grande shopping center, no qual se vende todos os tipos de produtos e, também, a quais demandas responderia a emergência do fenômeno das chácaras nas margens do lago de Capivara. Palavras-chave: História ambiental. Marketing verde. Condomínios. Vilegiatura.
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