Ensino de história, leituras da cidade e memória: narrativas que revelam a comunidade

2013; Volume: 2; Issue: 6 Linguagem: Português

ISSN

2238-0620

Autores

Carlos Roberto da Silva Machado, Vânia Alves Martins Chaigar, Kathleen Kate Dominguez Aguirre, Eron Da Silva Rodrigues,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Este trabalho aborda a diversidade na esfera da didatica no ensino de historia, propondo outra concepcao para os educandos do ensino basico, apresentando-os como sujeitos da propria historia e as leituras da cidade como metodologia. Uma cidade tem diferentes caracteristicas, cada comunidade tem suas manifestacoes culturais, como se fosse um grande mapa, com variadas leituras. Tendo por objetivo aproximar o educando do seu objeto de estudo nos dedicamos a trabalhar as concepcoes da cidade e sua diversidade social, cultural e economica, enfim, as caracteristicas especificas de uma determinada sociedade. A pesquisa relatada e uma producao historica neste contexto, revelando parcela da memoria de uma comunidade atraves de narrativas de um morador, aqui considerado protagonista do meio pesquisado. Foi de uma conversa informal com o senhor Lazaro Ceroni, morador da localidade do Bolaxa, na cidade de Rio Grande – RS, que surgiu a perspectiva e a motivacao de relacionar a fonte oral com o ensino de Historia. Descobrimos que de um cenario, muitas vezes despercebido, na comunidade do aluno surge um conteudo rico que o envolve e o faz perceber-se como agente historico.

Referência(s)