
“Educal-as e instruil-as é prevenir males futuros, é preparar o cidadão de amanhã” – O trabalho de menores como ato de correção e instrução na Primeira Republica em Porto Alegre/RS.
2016; Revista Brasileira de História & Ciências Sociais (RBHCS); Volume: 8; Issue: 15 Linguagem: Português
10.14295/rbhcs.v8i15.377
ISSN2175-3423
Autores Tópico(s)Gender, Sexuality, and Education
ResumoNo presente artigo é proposta a análise da prática do trabalho como correção e instrução de crianças atingidas pelo abandono e criminalidade, na Primeira República em Porto Alegre/RS, dentro de instituições estatais como orfanatos e casa de correção. Nesse período a sociedade porto-alegrense passou por transformações ligadas ao conceito “trabalho”, devido às influências positivistas e a abolição da escravatura. Partindo desse contexto, buscamos compreender os sentidos atribuídos às práticas de trabalho e às funções destinadas aos menores dentro das instituições, através da análise de fontes primárias tanto da forma quantitativa, em registros de sentenciados e anuários de estatísticas, como qualitativa no estudo de relatórios, falas e regulamentos.
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