
DESENVOLVIMENTO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA APOIAR O USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA POR PROFESSORES
2016; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 17; Issue: Ed. Esp. Linguagem: Português
10.12957/teias.2016.24859
ISSN1982-0305
AutoresDavid dos Santos Calheiros, Enicéia Gonçalves Mendes, Babette De Almeida Prado Mendonza,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoA Tecnologia assistiva (TA) pode fazer uma grande diferença na escolarização de estudantes com deficiência. O objetivo desse estudo é descrever o desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e avaliar as potencialidades e os limites desse AVA em um serviço de consultoria colaborativa em TA. Participaram seis professoras e três especialistas na área de TA. O AVA foi avaliado por meio de um questionário. Para analisar os dados, empregou-se a análise de conteúdo temática e a análise descritiva por meio de frequências absolutas. Os resultados apontaram que o AVA desenvolvido se constitui como um espaço propício para a implementação de serviços de consultoria colaborativa em TA, revelando que é possível oferecer prestação de serviços e formação à distância nessa área. DOI: https://doi.org/10.12957/ teias.2016.24859
Referência(s)