Artigo Acesso aberto Produção Nacional

DESENVOLVIMENTO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA APOIAR O USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA POR PROFESSORES

2016; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 17; Issue: Ed. Esp. Linguagem: Português

10.12957/teias.2016.24859

ISSN

1982-0305

Autores

David dos Santos Calheiros, Enicéia Gonçalves Mendes, Babette De Almeida Prado Mendonza,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

A Tecnologia assistiva (TA) pode fazer uma grande diferença na escolarização de estudantes com deficiência. O objetivo desse estudo é descrever o desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e avaliar as potencialidades e os limites desse AVA em um serviço de consultoria colaborativa em TA. Participaram seis professoras e três especialistas na área de TA. O AVA foi avaliado por meio de um questionário. Para analisar os dados, empregou-se a análise de conteúdo temática e a análise descritiva por meio de frequências absolutas. Os resultados apontaram que o AVA desenvolvido se constitui como um espaço propício para a implementação de serviços de consultoria colaborativa em TA, revelando que é possível oferecer prestação de serviços e formação à distância nessa área. DOI: https://doi.org/10.12957/ teias.2016.24859

Referência(s)
Altmetric
PlumX