
Paisagens biográficas – imagens pós-coloniais – retratos culturais
2016; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
10.30620/gz.v1n1.p249
ISSN2318-7085
AutoresMarcos Antônio Bessa-Oliveira,
Tópico(s)Urban and sociocultural dynamics
ResumoAs imagens quase sempre foram pensadas numa ótica histórico-moderna: representações visuais de um conceito de belo e sujeito modernos. As imagens também sempre foram “vistas” a partir de estéticas hegemônicas. Diante disso, este trabalho propõe pensar as imagens de pinturas, por exemplo, a partir de uma ótica que as considera como imagens de lugares pós-coloniais. Se a América Latina tem histórico de loci geoculturais colonizados, em tempos e por colônias diferentes; não divergente o estado de Mato Grosso do Sul (locus de enunciação geográfico fronteiriço de onde formulo minhas reflexões a partir das pinturas de Wega Nery, Jorapimo, Henrique Spengler e Ilton Silva) também o tem. Portanto, se penso esse locus cultural sul-mato-grossense como pós-colonial, não deveria apoiarme noutra epistemologia erigidas da condição de sujeitos pós-coloniais para pensar as imagens constituídas das e pelas pinturas de artistas nascidos nesse lugar?
Referência(s)