TEORIA SOCIAL CRÍTICA E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: contribuições à educação ambiental
2016; Linguagem: Português
10.14295/remea.v0i0.5960
ISSN2318-4884
AutoresCarlos Frederico Bernardo Loureiro, Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis,
Tópico(s)Brazilian Legal Issues
ResumoResumo: Este artigo problematiza a contribuicao do materialismo historico-dialetico para a questao ambiental buscando na pedagogia historico critica subsidios para a educacao ambiental. como uma pedagogia socialista, inserida no pensamento marxista e nas lutas pela educacao publica e em defesa do trabalhador da educacao, algumas de suas formulacoes e proposicoes sao de destacada relevância para a materializacao das politicas publicas e praticas em educacao ambiental, em especial no contexto escolar. Para isso, na parte inicial, serao retomados alguns dos pressupostos de uma epistemologia critica e da ontologia do ser social, nos termos do materialismo historico-dialetico, que situam a linha de argumentacao adotada pela pedagogia historico-critica. A seguir se problematiza a educacao como processo de formacao humana e a busca de superacao das relacoes sociais de dominacao para refletir como, na educacao escolar, inclusive a ambiental, o curriculo escolar tem importância historica e social, sendo essa a contribuicao mais significativa da pedagogia historico critica para a educacao ambiental critica que tem no pensamento marxista seu referencial teorico e metodologico. Palavras-chave: Educacao ambiental; materialismo historico-dialetico; teoria critica -pedagogia
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