
Mito, consumo e imaginário: estruturas mágico-totêmicas no filme publicitário “Os últimos desejos da Kombi”
2016; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2763-9398
Autores Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoA publicidade constitui um espaco em que persistem e transitam na cultura estruturas narrativas e de diferenciacao social ancestrais muito proximas (ou identicas) a mitos, rituais e totens. A partir dos pressupostos dos estudos antropologicos do consumo – relacionados as estruturas magico-totemicas da narrativa publicitaria – e das relacoes miticas entre o homem e o objeto, este artigo tem por objetivo apresentar uma interpretacao plausivel do filme publicitario “Os ultimos desejos da Kombi” (2014) que aponte para uma inconteste presentificacao do imaginario no cotidiano. A metodologia empregada e a da analise filmica (VANOYE e GOLIOT-LETE, 1994) que ajudou a isolar os elementos totemicos do filme e sua contribuicao para o todo significante. Por fim, verificou-se como a publicidade realiza a complementaridade entre natureza e cultura ao buscar eliminar as diferencas entre o humano e o nao humano para que o consumidor se identifique (narcisicamente) com o produto. Palavras-chave: Imaginario. Consumo. Publicidade.
Referência(s)