História e historiografia da educação – a Bahia e suas conexões com os estudos regionais e nacionais
2016; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 16; Issue: 67 Linguagem: Português
10.20396/rho.v16i67.8646120
ISSN1676-2584
Autores Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoEste texto busca discutir o tema História e historiografia da Educação no Brasil e na Bahia. Tomamos como questão principal a seguinte: Teriam os estudos sobre História da Educação começado, no Brasil, com a implantação da pós-graduação? Ficariam de fora de nosso esforço de análise a produção de pesquisadores e organismos de pesquisa públicos e privados, tais como o INEP, o Centro Brasileira de Pesquisas Educacionais, com sua rede de Centros Regionais que a ele eram ligados, o IPEA, a Fundação para o Desenvolvimento da Ciência na Bahia (FDCBa), a Fundação CPE e o Instituto Anísio Teixeira, entre tantos outros? Fizemos anteriormente esta reflexão sobre História e Historiografia da Educação em momentos anteriores; tanto no Encontro de Pesquisa em Educação das regiões Norte Nordeste de 2007 em Salvador como no III Encontro Norte Nordeste de História da Educação, realizado em 2010 em Salvador. Nestes dois momentos, nos debruçamos sobre a relação entre questões de pesquisa e metodologias utilizadas para enfrentá-las; e no segundo, a reflexão sobre o nosso fazer, no Grupo Memória e na REDEMEMO, para enfrentar a questão do trato de uma documentação de referência sobre Educação na Bahia. Concluímos que nosso entendimento de que a pesquisa sobre História da Educação na Bahia – e no Brasil – não começa nem se esgota com as Universidades e seus Programas de pós-Graduação. Centros diversos de pesquisa e pesquisadores diversos produziram e ajudaram a construir este conhecimento.
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