Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Percurso interpretativo do centro histórico Cáceres/MT, para fins turísticos e de educação patrimonial

2016; Associação Nacional de Pós-Graduação em Turismo; Volume: 10; Issue: 3 Linguagem: Português

10.7784/rbtur.v10i3.1053

ISSN

1982-6125

Autores

Marcela de Almeida Silva, Sandra Mara Alves da Silva Neves, Ronaldo José Neves, Renato Fonseca Arruda,

Tópico(s)

Diverse Aspects of Tourism Research

Resumo

Objetivou-se elaborar um percurso interpretativo para o Centro Histórico de Cáceres/MT, que possa servir como produto turístico, bem como recurso didático para atividades voltadas à educação patrimonial. Utilizou-se pesquisas bibliográfica, documental e de campo, havendo registro fotográfico e coleta de coordenadas geográficas com DGPS. Os dados obtidos em campo foram espacializados, e associados com informações textuais, possibilitaram a geração dos produtos: carta-imagem, mapa temático e folder de bolso. Para validação do percurso de visitação este foi realizado três vezes, com visitantes (turismo de evento) e escolares da rede pública, sendo que ao final do percurso os visitantes avaliaram o trajeto percorrido, bem como a relevância das informações histórico-culturais de doze locais de paradas, sendo que as contribuições ofertadas por estes na avaliação foram incorporadas à proposta. Face às avaliações realizadas pelos segmentos alvos da proposta concluiu-se que o produto elaborado contribui no desenvolvimento das atividades turísticas e educacionais, evidenciando o papel fundamental que Cáceres desempenhou para a demarcação e defesa da fronteira entre as colônias de Portugal e Espanha, 1778. O produto gerado foi com intuito de atender a uma das fases da ação extensionista intitulada “Sistema de informação turística geográfica de Cáceres/MT: subsídios ao planejamento e desenvolvimento local”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - FAPEMAT.

Referência(s)