
Escuta militante: esboço acerca da construção de repertórios engajados
2015; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ; Volume: 3; Issue: 2 Linguagem: Português
10.33871/23179937.2015.3.2.897
ISSN2317-9937
Autores Tópico(s)Brazilian cultural history and politics
ResumoInvestiga-se neste texto como as formas de composição, nos contextos de produção musical sem-terra, são articuladas a constituição de repertórios "engajados" . Pensando suas relações a partir da ideia de uma escuta militante, que ganha corpo com os debates sobre arte encontrados em cursos e publicações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Aparecem aqui as confraternizações, os conflitos, as trocas e as diferenças que marcam estes espaços de circulação da música. Repertórios variados, compostos por canções difundidas em assentamentos e acampamentos de todo o território nacional, mais ou menos aderentes à uma produção musical dita militante, que penso como fruto de uma escuta especializada. Reflete-se aqui sobre a elaboração de um repertório, formado em sua base pela "canção igrejeira" e pela paródia, que vem atualizando-se nos diferentes contextos pelos quais o MST passou nestes 30 anos de existência.
Referência(s)