Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

As pesquisas com intelectuais em história da educação: um campo profícuo

2016; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 16; Issue: 67 Linguagem: Português

10.20396/rho.v16i67.8645233

ISSN

1676-2584

Autores

Maria Cristina Gomes Machado, Antonio Marcos Dorigão, Gizeli Fermino Coelho,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Este artigo investiga a categoria intelectual, suas obras e proposições teóricas como objeto de pesquisa na área de História da Educação. A proposta problematiza os procedimentos teórico-metodológicos que devem ser adotados nessas pesquisas para alcançar resultados profícuos. Trata-se de uma análise bibliográfica que se utiliza como fonte de estudo artigos e livros dedicados à história da educação, valendo-se da obra e de ações de intelectuais e textos relacionadas à metodologia de pesquisa em história da educação. Compreende-se que os intelectuais são personalidades diretamente ligados à vida pública dotados de uma visibilidade que os aproximam dos meios políticos, culturais e midiáticos, profissionalmente produzem obras artísticas ou científicas pautadas em ideias que refletem o seu contexto histórico. Desta forma, estudar as produções e a atuação dessas personalidades no cenário intelectual requer a localização no tempo e espaço da construção de suas ideias, situando-o na rede de relações e fatos políticos, econômicos, culturais e sociais na qual forjou sua perspectiva teórica, este procedimento evita eternizar, naturalizar e universalizar as propostas de intelectuais tomadas como objeto de estudo na área de História da Educação.

Referência(s)