Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Cocriação de valor em instalações esportivas universitárias nos EUA e no Brasil

2016; Fase Educação e Cultura Ltda.; Volume: 15; Linguagem: Português

10.21710/rch.v15i0.244

ISSN

2175-0556

Autores

Vanessa Carvalho Miranda Tavares, João Paulo Lara de Siqueira, Benny Kramer Costa, Cinthya da Silva Nascimento,

Tópico(s)

Customer Service Quality and Loyalty

Resumo

Com base no fato de que o local indicado para a prática de atividades física é a instalação esportiva e que a teoria da cocriação de valor pode contribuir para uma aproximação entre clientes (usuários de um serviço) e ofertantes de serviços, gerando vantagens para ambos, este estudo buscou responder à questão “a cocriação de valor é utilizada na gestão das instalações esportivas universitárias?”. O objetivo deste estudo foi identificar evidências de que blocos de Interação entre essas instalações e seus usuários estabelecem um relacionamento cocriativo. O Referencial teórico empregado partiu do modelo DART (Diálogo Acesso, Risco e Transparência) desenvolvido por Prahalad e Ramaswamy (2004). O método empregado foi o empírico, análise de documentos, visitas técnicas e entrevistas com os gestores do Recreation Center da Universidade de Massachusetts Amherst (Umass) e o Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (CEPE – USP). Os resultados mostraram que nas duas instalações foram identificadas práticas cocriativas, embora seus gestores desconheçam a teoria.

Referência(s)