Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Fenomenografia e Valoração do Conhecimento nas Organizações: Diálogo entre Método e Fenômeno

2016; Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD); Volume: 20; Issue: 5 Linguagem: Português

10.1590/1982-7849rac2016150292

ISSN

1982-7849

Autores

Andréa Cherman, Sandra Regina da Rocha-Pinto,

Tópico(s)

Human Resource Development and Performance Evaluation

Resumo

Resumo A fenomenografia é um método de pesquisa qualitativa ainda pouco utilizado em estudos organizacionais. Visa a capturar as diversas concepções dos indivíduos acerca de um fenômeno, isto é, modos qualitativamente diferentes de experimentá-lo e concebê-lo (Marton, 1981; Marton & Booth, 1997; Sandberg, 2000). O presente artigo conceitual objetivou revelar a experiência de pesquisa com o uso deste método, explicitando achados fortuitos emergentes não relatados na literatura com base em um estudo empírico realizado com profissionais de RH acerca da valoração do conhecimento no contexto do trabalho. O estudo revelou cinco concepções, que foram arranjadas de forma lógica, hierárquica, inclusiva e interdependente, conforme preconiza o método. Procedeu-se a um grupo de foco (Goldman & McDonald, 1987) com participantes prototípicos, representativos de categorias distintas, para validar as categorias descritivas e aprofundar os achados fortuitos relativos ao método. O grupo de foco desvelou (a) a capacidade da fenomenografia em capturar o movimento bidirecional dos sujeitos pelas concepções ao experimentar o fenômeno; (b) o continuum ininterrupto entre as concepções; e (c) a trajetória dinâmica e flexível dos indivíduos pelas concepções no tempo e espaço, utilizando-as como modos de ação para guiar seus comportamentos diante dos diversos contextos.

Referência(s)