Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Literatura digital em sala de aula: do contar ao miniconto

2016; Centro Universitário Internacional (UNINTER); Volume: 11; Issue: 23 Linguagem: Espanhol

10.22169/intersaberes.v11i23.930

ISSN

1809-7286

Autores

Ânderson Martins Pereira, Fabiane Lazzaris,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Aesthetics

Resumo

RESUMO O presente artigo busca discutir a implementacao da literatura digital em aula a partir de um estudo de caso que visa o trabalho com o miniconto no Twitter, questionando-se acerca da producao de textos autorais pelos alunos e avaliacao de tais experiencias. Para tal, este trabalho utiliza-se especialmente das contribuicoes de Scholes (2011), Howitt-Dring (2011), Santaella (2010) e McLuhan (1971). Esta proposta justifica-se por contribuir com os estudos acerca da literatura digital, os quais tem se destacado nas ultimas decadas e tornado disponiveis novas ferramentas para a vivencia da arte em sala de aula. Palavras-chave : Literatura digital; Miniconto; Twitter. ABSTRACT The present paper aims to discuss the implementation of digital literature in the classroom from a study of case that worked with short fiction on Twitter, eliciting the elements that are in the production of authorial texts made by the students and how to evaluate such experiences. For such purpose, this article is based on the contributions of Scholes (2011), Howitt-Dring (2011), Santaella (2010) and McLuhan (1971). This paper is justified to contribute with the studies about digital literature, which have stood out in recent decades and have made available new tools for an artistic living in the classroom. Keywords : digital literature; Short fiction, Twitter. RESUMEN El presente articulo busca discutir la implementacion da literatura digital en el aula desde de un estudio de caso que busca desarrollar un trabajo con la produccion de minicuentos en el Twitter, cuestionando tras la produccion de textos autorales por los alumnos y la evaluacion de tales experiencias. Para tal, este trabajo esta basado especialmente en los aportes teoricos de Scholes (2011), Howitt-Dring (2011), Santaella (2010) e McLuhan (1971). Esta propuesta se justifica por contribuir con los estudios respeto a la literatura digital, los quales han logrado destaque en las ultimas decadas, ofreciendo nuevas herramientas hacia la vivencia del arte en el salon de clase . Palabras-clave : Literatura digital; Minicuento; Twitter.

Referência(s)
Altmetric
PlumX