O processo criativo para o designer de moda

2016; Volume: 24; Issue: 1 Linguagem: Português

10.35522/eed.v24i1.302

ISSN

1983-196X

Autores

Lucia Kratz,

Tópico(s)

Crafts, Textile, and Design

Resumo

O presente estudo tem objetivo de analisar os Designers de Moda, no que diz respeito a sua trajetoria e identidade em relacao ao seu trabalho. Trata-se de um estudo de caso de carater descritivo e exploratorio, desenvolvido com 11 Designers de Moda. Seus objetivos especificos foram: levantar a identidade e a trajetoria profissional, os sentidos que atribuem a sua profissao, a arte e ao mercado e seu trabalho como processo criativo. Utilizou-se de entrevistas individuais, que foram analisados pela analise grafica do discurso. Evidenciou-se que a arte e a criacao estao intimamente relacionadas e que ocorreu a identificacao entre a arte e o trabalho do designer. O processo de sublimacao indica que conseguem lidar de forma saudavel com as dificuldades enfrentadas. As teorias contribuiram para a analise das interfaces entre o processo de criacao e arte com as demandas do mercado consumidor e com a pratica profissional.

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