
Dança na Educação Básica: apropriações de práticas contemporâneas no ensino de dança
2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 4; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/2237-266041528
ISSN2237-2660
AutoresJosiane Franken Corrêa, Vera Lúcia Bertoni dos Santos,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoRESUMO O artigo enfoca o ensino de dança na Educação Básica a partir da reflexão sobre a pertinência da adoção de características do movimento artístico pós-1950 nos processos de criação em dança, em diálogo com autores como Hassan (1985), Silva (2005) e Rengel (2008). Nessa perspectiva, são consideradas mudanças de atitude nas práticas de ensino e aprendizagem em dança, decorrentes de transformações instigadas pela dança pós-moderna, tais como: o redimensionamento do conceito de corpo, a concepção de dança como processo criativo, coletivo e democrático e o estreitamento das relações entre as abordagens artísticas escolares e as formas de arte que se desenvolvem fora do ambiente escolar.
Referência(s)