
Atuação do psicólogo escolar na rede pública de ensino: Concepções e práticas
2017; Volume: 29; Issue: 65 Linguagem: Português
10.7213/psicolargum.v29i65.20377
ISSN1980-5942
AutoresLucilaide Galdino de Medeiros, Fabíola de Sousa Braz Aquino,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoA escola é um dos campos de reflexão e intervenção do psicólogo escolar. A construção de pesquisas e reflexões sobre esse campo de atuação parece importante, necessariamente, pela contribuição ao debate estabelecido entre psicologia e educação, e por permitir revelar contribuições para consolidar a atuação profissional nesse contexto da instituição escolar. O presente estudo buscou conhecer e discutir a atuação de psicólogos em escolas públicas da cidade de Campina Grande, PB. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista semiestruturada aplicada a sete psicólogos escolares. Os resultados demonstraram que os psicólogos concebem suas atividades como diversificadas, envolvendo alunos, professores e família.No entanto, vale destacar a desarticulação existente entre teoria e prática profissional, o que pode ser observado no distanciamento entre o que os psicólogos relatam como sendo seu papel e a sua prática profissional. O trabalho interdisciplinar foi destacado pelos psicólogos como importante para a prática profissional. Por outro lado, foram mencionadas dificuldades para a prática do psicólogo, tais como a de se fazer reconhecer pela comunidade escolar como detentor de contribuições relevantes para agir comomediador do processo educativo. Entende-se que essas contribuições somente poderão ser percebidas à medida que os profissionais conhecerem melhor suas possibilidades de atuação para intervir na comunidade escolar e ressignificar sua atuação profissional. Faz-se necessária ainda uma atuação contextualizada, na qual a psicologia possa mostrar suas contribuições no campo educativo.
Referência(s)