Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A PRESENÇA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTO: ESTRATÉGIA PARA FORMAR O ESPECIALISTA (BELO HORIZONTE, 1927-1945)

2016; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 22; Issue: 3 Linguagem: Português

10.22456/1982-8918.60635

ISSN

1982-8918

Autores

Ramona Mendes Fontoura de Morais, Andréa Moreno,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este artigo trata da disciplina Educação Física na Escola de Aperfeiçoamento de Belo Horizonte. Como marco inicial estabeleceu-se o ano de 1927, momento em que foi realizada a Reforma do Ensino de Minas Gerais, que previa a instalação da instituição, e como marco final o ano de 1945, seu último ano de funcionamento. Como hipótese se apresenta a compreensão de que a Escola de Aperfeiçoamento cultivou a necessidade de especialização no campo educacional. No caso da Educação Física, consideramos que a experiência ali cultivada sonhou a formação de professores especialistas nessa matéria. Para entender a proposta de ensino dessa disciplina, foi fundamental perseguir as ações dos professores Renato Eloy de Andrade e Guiomar Meirelles Becker, além dos registros das ex-alunas Diumira Campos de Paiva e Alzira Farnezzi. As fontes mobilizadas constituíram-se, prioritariamente, de documentos oficiais do estado: legislação educacional, o jornal Minas Geraes e a Revista do Ensino.

Referência(s)