Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

TRANSESTERIFICATION REACTIONS WITH Mg0/I2 FOR THE SYNTHESIS OF SITOPHILATE, (2R*, 3S*) 1-ETHYLPROPYL-2-METHYL-3-HYDROXYPENTANOATE, AN AGGREGATION PHEROMONE FOR SITOPHILUS GRANARIUS LINNAEUS, 1785 (COLEOPTERA: CURCULIONIDAE)

2016; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 4; Linguagem: Português

10.15628/holos.2016.4675

ISSN

1807-1600

Autores

Johnnatan Duarte de Freitas, Alan John Duarte de Freitas, Cristian Bernardo da Silva, Jeniffer Mclaine Duarte de Freitas, Henrique Fonseca Goulart, Jonas dos Santos Sousa, Fernando Coelho, Antônio Euzébio Goulart Santana,

Tópico(s)

Insect Utilization and Effects

Resumo

A preocupação em minimizar os impactos ambientais ocasionado pelo uso de agrotóxicos na agricultura tem levado pesquisadores a desenvolver novos métodos de controle de pragas. Assim, a tecnologia baseada no uso de feromônios tem se destacado por serem substâncias altamente específicas, ou seja, agem apenas sobre indivíduos de uma mesma espécie. Neste contexto, descrevemos a síntese do sitofilato, feromônio de agregação do Sitophilus granarius, uma importante praga de grãos de cerais armazenados. O sitofilato foi obtido através da transesterificação do 2-metil-3-oxopentanoato de metila com 3-Pentanol mediada por Mg0/I2, com posterior redução do grupo cetona do 2-metil-3-oxopentanoato de 1-etilpropila utilizando NaBH4 na presença de um ácido de Lewis (ZnCl2, MgCl2, CaCl2 e MnCl2). Os resultados experimentais mostraram que o MnCl2 é o mais efetivo para a formação dos diastereoisômeros syn, uma vez que estes compostos são os que exercem atividade biológica no inseto.

Referência(s)