
O autor de telenovela na Internet: um estudo das estratégias de Aguinaldo Silva / The author of Brazilian telenovela on the Internet: a study about Aguinaldo Silva strategies
2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Linguagem: Português
10.19132/1807-8583201636.84-102
ISSN1807-8583
Autores Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoO objetivo deste artigo é abordar as estratégias do autor Aguinaldo Silva para inserir sua obra no contexto da convergência midiática e da Web 2.0. Observa-se empiricamente os conteúdos postados durante os primeiros meses de exibição da telenovela Império (Rede Globo, 2014) pelo referido profissional nas plataformas online que utiliza: site, Twitter e Facebook. Nas plataformas, as postagens foram relacionadas dentro de três grandes temáticas: a antecipação da trama, a promoção do elenco e o compartilhamento de conteúdo do site oficial da novela. Em especial, o autor utiliza o Twitter para responder aos críticos de sua obra, compartilhar críticas positivas e relacionar elementos da trama com a conjuntura do país. Verifica-se, portanto, que a relação entre a televisão e a Internet se efetivou na propagação e convergência de conteúdo.
Referência(s)