Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

ANÁLISE DE DISCURSOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS, IMPLICAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS E METODOLÓGICAS

2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 17; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/1983-211720175170106

ISSN

1983-2117

Autores

Aroaldo Veneu, Gleice Ferraz, Flávia Rezende,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Como parte da tendência predominantemente qualitativa da produção acadêmica na área de ensino de Ciências, observa-se também o crescimento da apropriação de abordagens teóricas e metodológicas para a análise de discursos. Diante desse panorama, pretendemos contribuir para o aprofundamento dessas apropriações, estabelecendo, do ponto de vista teórico, alguns diálogos e contrapontos entre a abordagem utilizada com maior frequência nos trabalhos investigados - a filosofia da linguagem de Bakhtin - e as outras duas vertentes mais frequentes: a análise de conteúdo e a análise do discurso de linha francesa. Do ponto de vista metodológico, nossa contribuição se dá pela apresentação de um dispositivo analítico elaborado com base na teoria bakhtiniana.

Referência(s)