
Das concepções e representações do gosto pela mídia: reflexões acerca da imagem estetizada da comida na divulgação de receitas culinárias
2016; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2763-9398
AutoresCaroline Cavalcanti de Oliveira,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoUma emergencia de questoes esteticas, evidenciada em regimes de visualidade da culinaria e da gastronomia no conteudo veiculado na midia, e potencialmente relacionada a uma onda de consumo do universo da cozinha, observada em abrangencia internacional. Complementarmente, a ascensao do chef de cozinha a um status de celebridade atraves da publicidade e da imprensa tem tornado esses profissionais referencia para o estabelecimento de paradigmas relativos ao gosto. Partindo de tais percepcoes, o artigo propoe a definicao preliminar de uma “forma de sentir” o gosto associada a imagem estetizada da comida na divulgacao de receitas culinarias, provisoriamente intitulada gosto da representacao. Sao analisados modos de manifestacao do gosto, apresentando-se correspondencias entre dimensoes esteticas e aspectos comunicacionais relativos a suas concepcoes e representacoes pela midia. Como objeto empirico foram selecionadas imagens ilustrativas de receitas divulgadas pelos chefs Alex Atala e Jamie Oliver. Palavras-chave: Gosto. Estetizacao. Midiatizacao. Receita Culinaria.
Referência(s)