Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Dimensões da hospitalidade em um restaurante comercial

2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5380/tes.v9i1.45020

ISSN

1983-5442

Autores

L. de Boer, Mirian Rejowski,

Tópico(s)

Urban and sociocultural dynamics

Resumo

Neste artigo se investiga um local público de alimentação fora do lar, com o objetivo de verificar como se estabeleciam as relações e vínculos sociais nesse espaço. Desenvolveu-se um estudo de caso no restaurante Madalosso, localizado em Curitiba (Paraná-PR), Brasil, utilizando a análise de documentos, visitas in loco, observação participante e entrevistas semiestruturadas. Como empreendimento familiar e de tradição italiana no estilo de servir e degustar, estava fortalecendo a sua identidade e o seu posicionamento no turismo e lazer. Os resultados constataram: bom atendimento, sentimentos de familiaridade, ausência de cerimônia e formalismo e o uso de regras e rituais. A experiência dos clientes envolvia a própria refeição e suas formas de interação e o contato com os funcionários. A percepção dos entrevistados reforçou a visão positiva do empreendimento como um lugar hospitaleiro em todas as suas dimensões, onde o bom acolhimento estava sendo fator de atração e fidelização do cliente, e a hospitalidade influenciava positivamente a comensalidade aliada à sociabilidade. A pesquisa foi realizada no próprio restaurante, sendo a divulgação da pesquisa sido autorizada formalmente pelos proprietários no período de 2013 a 2015.

Referência(s)
Altmetric
PlumX