
A PERCEPÇÃO DO SURDO SOBRE O ATENDIMENTO NOS SERVIÇOS DE SAÚDE
2016; ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português
10.17267/2317-3378rec.v5i1.912
ISSN2317-3378
AutoresHindhiara Freire Pires, Maria Antonieta Pereira Tigre Almeida,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoOs objetivos desse estudo foram identificar os métodos de comunicação utilizados para atendimento aos Surdos nos serviços de saúde, investigar como se estabelece o vínculo entre os Surdos e os profissionais da saúde e verificar as percepções dos Surdos quanto ao acolhimento existente nos serviços de saúde. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo-exploratório de abordagem qualitativa, em que participaram 26 pessoas Surdas, as quais foram entrevistadas usando-se LIBRAS. As interações foram transcritas em um questionário, mantendo-se a construção gramatical característica das expressões dessas pessoas. Resultados e discussão: O Surdo não tem alcançado uma comunicação efetiva Durante o atendimento de saúde, no qual experimenta sentimentos negativos. Os relatos dos participantes do estudo salientaram dificuldades para um atendimento de saúde devidamente correto e qualificado, como: ausência e bloqueio de comunicação, um dos grandes obstáculos que prejudica um possível vínculo entre profissionais de saúde e os Surdos, e que consequentemente comprometem o atendimento, a necessidade de intermediação pelo acompanhante. Relataram também o desejo de haver um profissional interprete e o despreparo dos profissionais que os atendem. Considerações finais: Se faz necessário que os profissionais utilizem de aspectos supras segmentais para que os Surdos possam ter um suporte no atendimento, portanto sugere-se a necessidade de implantar LIBRAS como disciplina curricular, não sendo optativa, mas obrigatória em todos os cursos de graduação da área de saúde. Diante de relatos verídicos evidenciou-se que os profissionais de saúde estão despreparados para o atendimento de pacientes Surdos.
Referência(s)