Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O contrato social da imprensa: por um Leviatã do jornalismo

2016; UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português

10.17058/rzm.v3i1.6673

ISSN

2318-406X

Autores

Jeferson Bertolini,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Este artigo aborda o conceito de contrato social dos pensadores políticos Thomas Hobbes, John Locke e Jean Jacques Rousseau e o relaciona à imprensa. A ideia do contrato não é usada no âmbito político, entre governados e governantes. É empregada na esfera da comunicação social, entre público e imprensa. O manuscrito recorre ao modelo de Hobbes (o povo se submete à autoridade do Estado em troca de proteção) para pensar um Leviatã do jornalismo (o público respeita a figura da imprensa em troca de conteúdo relevante e verdadeiro). O ensaio, baseado em levantamento bibliográfico, busca defender o modelo tradicional de imprensa e de jornalista frente ao conteúdo de fonte duvidosa e aos produtores independentes de conteúdo da era digital

Referência(s)