Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Caracterização de fatores relacionados com a decisão de compra, hábitos e preferências para o consumo de pescado entre frequentadores do Mercado Municipal de São Paulo

2016; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português

10.36440/recmvz.v14i2.31817

ISSN

2596-1306

Autores

Fernanda Maldonado, Celia Alas Rossi, Aparecida Dolores Veornes, Vanessa Aparecida Feijó de Souza, Rosely Bianca dos Santos Kuroda, Vanessa Cristinne Victor Rabaquim, Ana Júlia Silva e Alves,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Este estudo foi realizado para identificar os fatores relacionadoscom o consumo de pescado no Mercado Municipal Paulistano(MMP). Para esse fim, foram entrevistadas 100 pessoas: 65 mulherese 35 homens. Os entrevistados responderam a um questionário,preparado com perguntas abertas e fechadas sobre ascaracterísticas gerais do consumidor e o hábito de consumo depescado. Os dados resultantes da pesquisa foram tabulados emum software de edição de planilhas a partir das quais foramconstruídos gráficos e tabelas. A maioria dos entrevistados eramulher e possuía residência e origem no município de São Paulo.Metade dos entrevistados relatou ir raramente ao mercado e osque iam com frequência indicaram que a variedade e a qualidadedo produto são fatores importantes no MMP. Observa-seque os fatores que mais dificultam o consumo de pescado sãoo preço e a falta de hábito de consumo do produto pelos entrevistados.Conclui-se que o Mercado Municipal é uma local commuitas opções e com produtos de boa qualidade de pescado,mas o alto preço e a falta de hábito do consumo são fatores querestringem a frequência de consumo.

Referência(s)