Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A educação a distância na qualificação de profissionais para o Sistema Único De Saúde: metaestudo

2016; Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; Volume: 14; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/1981-7746-sol00018

ISSN

1981-7746

Autores

Francisca Maria de Almeida Vargas, Mônica Cristina Nunes da Trindade, Gisele Damian Antônio Gouveia, Mareni Rocha Farías,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

Resumo Este estudo objetivou caracterizar concepções teórico-pedagógicas em educação a distância na formação/qualificação de trabalhadores do Sistema Único de Saúde e identificar cursos em educação a distância, amparados neste contexto. A busca sistematizada envolveu estudos qualitativos, utilizando os termos: ‘educação a distância' e ‘saúde'. Selecionaram-se 21 estudos para compor o metaestudo, que consistiu de três etapas: metateoria, metamétodos e metanálise. Na metateoria, identificaram-se quatro categorias: construtivismo; pedagogia de Paulo Freire; educação permanente em saúde; e concepções próprias da educação a distância. Na etapa metamétodos, 11 estudos eram relatos de experiência; dois, estudos de caso; três envolveram análise de conteúdo; um envolvia pesquisa-ação; e outro, análise do discurso. Na metanálise, identificaram-se resultados que marcaram: formação de comunidades de aprendizagem; fortalecimento dos espaços de gestão; e formação de redes para projetos em educação permanente. As discussões enfatizaram: fortalecimento do Sistema Único de Saúde; protagonismo dos sujeitos; e formação de redes de cuidados. Constata-se que os estudos se restringiram mais aos aspectos conceituais e teóricos do que aos metodológicos. Ficaram evidentes conceitos amparados no construtivismo, na educação permanente em saúde e em referencial teórico próprio da educação a distância. Nos estudos, a educação a distância foi considerada indispensável para formação/qualificação de profissionais no Sistema Único de Saúde.

Referência(s)