
INVESTIGAÇÃO TEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM PAU BRASIL-BA: COMPREENSÕES ACERCA DE UM TEMA GERADOR
2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 18; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/1983-21172016180207
ISSN1983-2117
AutoresRoger Magalhães da Silva, Simoni Tormöhlen Gehlen,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoRESUMO: Desenvolveu-se um processo formativo de professores de ciências baseado nas relações entre a Abordagem Temática Freireana e a Práxis Curricular via Tema Gerador, em que se analisaram as compreensões de professores acerca da natureza, da função e dos critérios de seleção do Tema Gerador "O perigo do rio Água Preta em Pau Brasil-BA". As informações foram obtidas por meio da gravação audiovisual de reuniões com os professores de Ciências da rede municipal de Pau Brasil-BA e por entrevistas semiestruturadas, realizadas após o processo formativo e analisadas por meio da Análise Textual Discursiva. Dentre os resultados, destaca-se que os professores compreenderam significativamente as características problematizadora e dialógica do Tema Gerador e estabeleceram relações de temas desta natureza com problemas específicos da comunidade local. Além disso, os professores destacaram que a Investigação Temática possibilita a apreensão de contradições sociais da comunidade e distingue os Temas Geradores dos demais temas.
Referência(s)