
Fotografia e Propaganda nas Práticas de Ensino em Aulas de Geografia
2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 20; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5902/2236499417524
ISSN2236-4994
Autores Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoNesse artigo se trazem reflexões sobre a importância do uso de imagens no processo de ensino-aprendizagem de Geografia. A fotografia e a propaganda, com seus inúmeros encantos, significados ou simulacros, abrem um universo de possibilidades geográficas a serem trabalhadas e relacionadas ao dia a dia do professor e dos alunos. As imagens usadas são fragmentos do contexto histórico-geográfico do Oeste do Paraná, em especial do município de Marechal Cândido Rondon, década de 1950. As ações e práticas se desenvolveram durante as aulas da disciplina de Estágio Supervisionado III (Prática de Ensino em Geografia III), do Curso de Geografia, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em 2013. A partir dos conhecimentos prévios dos alunos e do meio geográfico no qual eles estão inseridos (município e Oeste do Paraná) foi possível alcançar uma aprendizagem significativa e transitar por conteúdos aplicáveis ao Ensino Médio. As linguagens serviram como apoio para as aulas da disciplina e potencializaram a análise e o conhecimento do espaço geográfico, relacionadas aos conceitos e aos eixos temáticos do Ensino Médio de Geografia onde o Estágio Supervisionado é aplicado. É que as imagens usadas possibilitaram investigações e descobertas, sistematizações de informações, estabelecimento de métodos para analisar seus conteúdos e, sobretudo, tornaram o ensino mais prazeroso.
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