
Uma Análise Exploratória Acerca da Influência dos Vieses dos Custos Afundados, do Efeito House-Money e da Aversão ao Arrependimento no Comportamento dos Empreendedores
2016; UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA; Volume: 6; Issue: 3 Linguagem: Português
10.18028/2238-5320/rgfc.v6n3p76-97
ISSN2238-5320
AutoresR.M.R.C. Rodrigues, Telma FREIRE, João da Silva,
Tópico(s)Entrepreneurship Studies and Influences
ResumoOs empreendedores desempenham um papel de fundamental importância na sociedade a medida que movimentam a economia e geram novas oportunidades de emprego para a populacao. Como tomadores de decisao, esses individuos estao sujeitos a vieses comportamentais que podem influenciar no destino de seus negocios. Este estudo objetiva avaliar como o grau de satisfacao dos empreendedores com os resultados de suas empresas e a motivacao de iniciarem novos negocios se relacionam com a ocorrencia dos custos afundados, do efeito House Money e da Aversao ao Arrependimento. Para tal, realizou-se uma pesquisa exploratoria com 64 empreendedores do estado do Rio Grande do Norte, atraves da aplicacao de questionarios para a coleta dos dados durante o periodo de 27/08/2015 a 06/09/2015. Os resultados apontam que os respondentes sofrem influencia dos custos afundados, do efeito House-Money e da Aversao ao Arrependimento. Contudo, nao e possivel afirmar que exista uma relacao estatisticamente significante entre esses tres vieses e a motivacao para iniciar novos negocios, assim como os custos afundados e o efeito House Money se mostraram estatisticamente independentes a satisfacao com os resultados atuais.
Referência(s)